sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cabaré da Rrrrraça

  Por Jarbas Bittencourt
   
        Gostaríamos de explicar as razões que nos levam hoje a cancelar a apresentação do espetáculo Cabaré da Raça que seria apresentado no Teatro Vila Velha logo mais as 20:00.
        
        A normalidade quase que completamente restabelecida no centro da cidade não se reflete ainda na sensação de insegurança vivida por muitos daqueles que residem em bairros distantes do centro como alguns dos integrantes do Bando de Teatro Olodum.         

       Não é novidade que a periferia desta cidade partida vive de maneira amplificada os altos níveis de tensão social a que estamos submetidos cotidianamente. Em nome da segurança de alguns dos nossos artistas e de parte do nosso público decidimos não entrar em cena esta noite.

      Mas para o Bando o palco vazio de logo mais estará repleto em nós de sentimentos, ideias e reflexões sobre esses dias... 

      Dias que nos fazem lembrar de quando os reflexos de uma paralisação da força policial em 2001 nos conduziram a montagem do espetáculo “Relato de Uma Guerra que Não Acabou”. Nesta montagem retratamos a “normalidade” da vida da periferia de Salvador antes, durante e depois de uma greve desta natureza.

      Dias que nos fazem refletir sobre o frágil equilíbrio social mantido equivocadamente pela militarização da segurança pública e sobre “qual a paz que queremos conservar pra tentar sermos felizes”.

      Dias que nos fazem pensar nas palavras do geógrafo Milton Santos ao afirmar que “ou implantaríamos um projeto político capaz de conduzir o Brasil de forma planejada a um modelo mais digno de sociedade ou cairíamos nos caos da convulsão generalizada provocada pela cruel desigualdade social que sustentamos.

     Dias que nos fazem querer trabalhar por dias de paz! Mas paz com voz pois “Paz sem Voz é Medo”!

        

      

Nenhum comentário: