terça-feira, 8 de novembro de 2011

Militância no movimento negro foi destacada por Moisés Rocha


Crédito: Valdemiro Lopes Medalha Zumbi dos Palmares ao ator Jorge Washington

Por apenas duas letras, ele não carrega o nome do primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, embora as pronúncias se pareçam. Nem por isso o ator Jorge Washington, do Bando de Teatro Olodum, deixou de ter a força do seu nome, que lembra a figura do político norte-americano, mencionada pelo deputado federal Nelson Pelegrino, na sessão especial que lhe homenageou por seu trabalho de aliança da arte de representar à militância no movimento negro baiano.

Condecorado com a Medalha Zumbi dos Palmares pela Câmara Municipal de Salvador, na noite de quinta-feira (3), por iniciativa do vereador Moisés Rocha (PT), 2º secretário da Casa Legislativa, o ator e também servidor público do Ministério da Saúde, Jorge Washington Rodrigues da Silva, agradeceu a concessão da honraria e prometeu seguir firme na luta contra o racismo. “Ter a minha história reconhecida como de contribuição no combate ao racismo só aumenta a responsabilidade de continuar este trabalho com muita bravura”, declarou.

Com 21 anos de atuação no Bando de Teatro Olodum – o que lhe rendeu o apelido de “vovô do Bando de Teatro Olodum” – Jorge Washington iniciou sua carreira artística no grupo de teatro do Calabar. Na solenidade realizada na Câmara, os frutos de sua dedicação a um teatro de cunho social, e não somente de entretenimento, foram percebidos por quem estava presente. Crianças do bairro do Curuzu, alunas do ator em oficinas por ele ministradas, agradeceram publicamente os seus ensinamentos, entregando-lhe uma estatueta.

Filho de Oxóssi

Ao falar sobre a trajetória profissional de Jorge Washington, o vereador Moisés Rocha revelou que por pouco o homenageado não desistiu da carreira artística. “Ele não queria trilhar o teatro comercial da década de 80. Esse filho de Oxóssi queria um teatro diferente, sem que deixasse de ser entretenimento”, disse Moisés. O seu perfil combativo e por “ser de fato um cidadão que se identifica com o movimento da cidade” o levaram a receber a Medalha Zumbi dos Palmares.

Márcio Meirelles, diretor do Bando de Teatro Olodum, também acredita que o ator possui características marcantes de Oxóssi, orixá da caça e da fartura. “O seu lado desbravador leva a um progresso que preserva raízes e tradições”, observou. E continuou a falar de Jorge, agora atrelando-o ao Bando de Teatro Olodum: “O bando é referência para muitos jovens negros do Brasil, graças aos muitos Jorges que o fizeram e continuam a fazê-lo no dia a dia”.

A paixão de Jorge Washington pelo que faz estava clara em seu discurso. “Nós fazemos teatro, nesta cidade, com muita garra, com o desejo de mudança. Fazemos cinema, televisão, sem precisar sair da Bahia. E estar aqui é algo muito importante para mim”, pontuou, esclarecendo que não se tratava de uma negativa à ida de atores a outros estados e sim de uma escolha pessoal.

Além de Moisés Rocha, Nelson Pelegrino e Márcio Meirelles, estiveram à mesa junto ao homenageado o prefeito do município de Maragojipe (BA), Silvio Ataliba; o deputado federal Luiz Alberto; o secretário estadual de Promoção da Igualdade, Elias Sampaio; Ziltomir de Jesus, representando o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Domingos Leonelli; o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê; o professor Jaime Sodré; e Rejane Maia, do Bando de Teatro Olodum.

Também estiveram presentes o vereador Gilmar Santiago (PT), que presidiu a sessão durante o discurso do vereador Moisés Rocha, e a vereadora Olívia Santana (PCdoB). A solenidade contou com apresentações da Banda do Ilê Aiyê, do cantor Bira e do poeta Limeira.

Nenhum comentário: