sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Exposição homenageia o espetáculo “BENÇA”

De 27 de janeiro até março, acontece a exposição “Bença”, do fotógrafo João Milet Meirelles, no Teatro Vila Velha. Trata-se do ensaio fotográfico feito a partir da peça teatral que comemora os 20 anos do Bando de Teatro Olodum.

As fotos transbordaram o conceito de registro e se transformaram num terceiro trabalho onde uma homenagem ao tempo e o respeito aos mais velhos foram traduzidas em imagens fotográficas. No ensaio, além das relações imagéticas com a peça, há também uma homenagem aos mestres e à tradição: os antepassados fotógrafos e criadores de imagens da Bahia, como Verger, Carybé e outros.

Esta exposição vem consolidar a pesquisa do fotógrafo em seus ensaios com as artes cênicas: suas fotos são parte da construção imagética do espetáculo, o que amplia o conceito de registro para um trabalho compartilhado e propositivo e também amplia as relações de criação que envolve seus projetos.

É também com interesse nas relações temporais dos ofícios cênicos que o trabalho do artista se relaciona com a peça “Bença” de forma profunda – uma homenagem ao tempo. “Nada como uma técnica que se caracteriza por eternizar instantes para tal homenagem”, diz o fotógrafo.

Essa exposição abre a porta para a construção de um livro onde fotos e textos estarão integrados num todo criativo a ser realizado ainda este ano em parceria com o próprio Bando.

João Milet Meirelles, 25 anos, nasceu em Salvador, BA, filho de artistas de teatro, segue a carreira de fotógrafo e músico. Desenvolve as duas linguagens a partir do interesse especial pela cena, onde cresceu rodeado e envolvido profissionalmente. Como fotógrafo trabalhou em diversas peças teatrais e de dança com grupos importantes da cena cultural de Salvador como o Bando de Teatro Olodum, A Outra Cia de Teatro, Cia Viladança, Dimenti, Cia Novos Novos, dentre outros; além de grupos internacionais como o do coreógrafo Tadashi Endo (Japão). Fotografou ensaios com o cantor Carlinhos Brown (para publicidade do artista e para a Revista Muito) e com o arquiteto Lelé. Participou ao lado dos fotógrafos Bruno Maciel, Lincoln S. e Mariana David do grupo “4 Sobre Tema”, com quem desenvolveu exposições e uma revista virtual com ensaios baseados num tema comum para cada edição.

Hoje estabelece parceria com o fotógrafo Tiago Lima, para pesquisas estéticas, idéias e desenvolvimento de projetos. João Meirelles participou de diversas exposições, sendo elas: “Dança das Muitas” no Teatro Vila Velha ao lado da fotógrafa Ingrid Klinkby e da ilustradora Vânia Medeiros; “Entre Centros” na galeria do ICEIA ao lado de Marcondes Dourado, Caetano Dias, Gaio, dentre outros; “Oferecer à Sombra Um Calor” no cinema Sala de Arte XIV; Exposição coletiva com curadoria de Caetano Dias na galeria da Aliança Francesa; “(A)s” e “Univoracidades” com o 4 Sobre Tema na galeria da Saraiva Megastore e Galeria ACBEU respectivamente.

Além dos projetos fotográficos relacionado aos palcos, desenvolve trabalhos autorais, realiza produções e direções artísticas. Compôs, dirigiu e executou diversas trilhas sonoras de espetáculos para grupos como o Viladança, A Outra Cia de Teatro, dentre outras. Encabeça projetos como a banda Beto Junior e o projeto CRÂNIO. Seu trabalho de composição, produção e direção musical carrega as nuances da imagem e de uma estética outra.

Serviço:

BENÇA
O quê: Exposição de fotos de João Milet Meirelles
Onde: Foyer do Teatro Vila Velha
Abertura: 27 de janeiro de 2011 – 17h

Temporada: até 31 de março de 2011, antes e depois de cada espetáculo, conforme programação do Teatro.

Exposição homenageia o tempo e os mais velhos a partir de
cenas do espetáculo “BENÇA”



Nenhum comentário: