quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Bença de onde parte o processo criativo? - Um Primeiro Olhar...

...uma primeira observação de Vinicius Lírio que tem acompanhado os ensaios de Bença o novo espetáculo do Bando que tem estréia prevista para novembro.

Vinícius Lírio é pesquisador e mestrando do PPGAC/ UFBA

Bença aos donos da casa e licença para falar sobre o que vejo, o que ouço e o que imagino sobre o seu labor. Meu respeito a esses quase trinta corpos que se encontram num “ritual” de regular frequência para revelar-se a si, aos outros e sobre outros que, como diz Bhabha (1990, p. 1 apud HALL, 2006, p. 51)1 sobre as narrativas, perderam “[...] suas origens nos mitos do tempo e efetivam plenamente seus horizontes apenas nos olhos da mente”.
“Bença”, variação linguística para um termo2 carregado de significados na cultura ocidental, é o título do espetáculo em processo de criação pelo Bando de Teatro Olodum (Salvador/BA, 2010). O grupo tem trabalhado em cima de sua ancestralidade, numa descoberta do que há sobre si no que já foi experienciado por aqueles que vieram antes: os anciãos, os mais velhos. Trata-se, acima de tudo, de um manifesto de saudação à sabedoria que só o tempo garante. Um saber construído e reconstruído a partir das vivências (sejam elas conscientes ou em outros “estados” de contato) com os saberes de seu povo.

Para continuar lendo as observações de Vinicius clique aqui

Nenhum comentário: