terça-feira, 17 de novembro de 2009

Patrimônio Imaterial é tema do primeiro dia do Seminário

Começa nesta terça-feria, 17, no Teatro Vila Velha, o Seminário Respeito aos Mais Velhos, promovido pelo Bando de Teatro Olodum e a Petrobras. A primeira mesa terá como tema Patrimônio Cultural Imaterial e contará com a presença da Diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Márcia Sant´Anna; da presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Receptivo, Mingau e Similares (ABAM), Rita Santos; e, como contadora de estória, a Ebomi Cici, do terreiro Ilê Axé Opô Aganju, que foi assistente de Pierre Verger, catalogando mais de 11 mil fotografias do etnólogo. Do iorubá Egbonmi ou Egbommi, significa irmão mais velho, mais maduro, mais experiente. Nos terreiros de candomblé é considerado aquele iniciado que já alcançou certa graduação e detém um conhecimento mais apurado da religião.

É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, as expressões de vida e tradições que comunidade, grupos e indivíduos recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes. Por isso, esta mesa buscará esclarecer o que significa patrimônio imaterial, como é o reconhecimento pelo Estado e como isso se dá na prática.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas no próprio teatro ou pelo site do Teatro Vila Velha para aqueles que quiserem certificado.

Nenhum comentário: