domingo, 22 de novembro de 2009

Makota Valdina, Ubiratan Castro e Everaldo Duarte discutem Quilombos Urbanos

Na mesa: Érico Brás, Makota Valdina, Ubiratan Castro, Everaldo Duarte e Valdinéia Soriano

Dando sequência ao Seminário Respeito aos Mais Velhos, na quarta-feira foi discutido o tema “Quilombos Urbanos: Espaços de resistência, conhecimento e preservação”. A primeira convidada da noite, Valdina, makota do Terreiro Tanuri Junsara, explicou, por meio de sua história, o que considera um quilombo urbano. "Eu só sei falar o que está marcado em mim, desde o meu nascimento até hoje, no Engenho Velho da Federação, inicialmente uma comunidade negra que, com o progresso, se tornou bairro e ainda hoje tem que matar um leão por dia para manter o legado recebido e lutar para se inserir na sociedade como um todo", disse. "Eu lembro que na minha infância não tínhamos igrejas, mas templos de candomblé das mais diversas nações. Hoje, precisamos lutar para não ser provocados a todo o instante pelos neopentecostais".

Segundo Makota Valdina, os terreiros que buscam manter uma tradição, além de ser um lugar de culto, é um espaço de resistência importante para os negros, independente de ser do candomblé. "O respeito aos mais velhos está deixando de existir. Filho que não respeita pai e mãe não respeita professor, vizinho, quem quer que seja. É preciso resgatar nossos valores, que servem para a sociedade como um todo, resgatar jeitos antigos", explicou.

Em seguida, Ubiratan Castro, diretor geral da Fundação Pedro Calmon discutiu sobre o conceito de quilombos urbanos, ainda novo, citando alguns já reconhecidos pelo governo. "Em Salvador, as casas de santo são os verdadeiros quilombos urbanos", disse. O contador de estória da noite foi Everaldo Duarte, diretor da Sociedade de Cultura Negra do Brasil (SECNEB) e coordenador nacional do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira (INTECAB), que contou cinco das dezenas de estórias de mistério que conhece, encantando a platéia, que lotou o Teatro Vila Velha.

Fotos: João Meirelles

Nenhum comentário: