quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Bando em Ipirá - BA

Por Auristela Sá

Esse último final de semana aportamos no sertão da Bahia, na cidade de Ipirá. Ao contrário do que esperávamos estava friozinho, ou melhor bem frio. O Bando chegou para aquecer a temperatura e, realmente, levamos fogo para essa cidade. Quando chegamos no Centro Cultural Elofilo Marques tinha centenas de pessoas, de crianças aos mais velhos, nos aguardando para as oficinas.A procura foi tanta que tivemos duas turmas grandes de teatro, seguidas das oficinas de dança, música e memória e identidade.

A apresentação do espetáculo Áfricas foi no sábado à noite e foi magnífica. O nosso diretor, Jarbas Bittencourt, ouviu na saída do teatro comentários do tipo: " Ipirá precisava de coisas assim... é isso mesmo!!! que espetáculo incrível...

Espetáculo Áfricas em Ipirá - Foto: Orlando Santiago
Nós, os atores, trocávamos de roupa no camarim enquanto dezenas de pessoas nos esperavam para um abraço enquanto arrumávamos cenário, figurino e instrumentos. É, essa é a vida!!!

No domingo pela manhã foi o resultado das oficinas foi uma grande troca para todo o Bando. Os ipiraenses se dedicaram com um afinco, pois a vontade é que a oficina durasse mais.

Para mim, que ministrei uma oficina de teatro com Valdinéia foi muito rico. Ficamos com uma turma de 19 alunos e a maioria eram educadores e bastante interessados na oficina. Não tinhamos muito tempo, mas fizemos um pouco de tudo, ou quase tudo lemos contos africanos, fizemos jogos, cantamos, improvisamos e para a mostra focamos na própria cidadde de Ipirá. Foi lindo!!!

O resultado das outras oficinas foi igualmente belo. Tudo registrado pelas lentes de Jorge Washington que tem o privilégio de transitar por todas as oficinas. Assim como, Ednaldo e Leno e Cell Dantas que também registraram tudo.

Chica Carelli e alunos da oficina de teatro em Ipirá - Foto Orlando Santiago

Sexta feira, dia 23/09 aportaremos em Maragojipe. Érico Brás, que agora mora no Rio de Jeneiro e faz o seriado Tapas e Beijos,vem fazer o "seu Abdul" e leno (que agora substitui Brás) voltará a fazer o seu personagem betinho.

Maragojipe lá vamos nós!!!!!

Nenhum comentário: