quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bando de Teatro Olodum leva o projeto “Outras Áfricas” para o interior do estado nos dois últimos finais de semana do mês de Setembro



Em convênio com o Fundo Nacional de Cultura, o projeto prevê oficinas e a apresentação do espetáculo Áfricas nas cidades de Ipirá nos dias 16,17 e 18, e de Maragojipe nos dias 23, 24 e 25 de Setembro

Apesar de presente na religião, culinária, música, dança e outras manifestações culturais, em especial na Bahia, o continente africano, sua história e cultura, ainda é pouco conhecido pela população brasileira. Com o objetivo de valorizar a herança africana e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional, o Bando de Teatro Olodum, em parceria com o Fundo Nacional de Cultura, graças à emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Luiz Alberto, estará realizando o projeto Outras Áfricas em duas cidades do interior do Estado da Bahia.

A primeira cidade visitada será Ipirá, onde o projeto , com o apoio da Prefeitura através da sua secretaria de educação e do seu departamento de Cultura. prevê oficinas de Teatro com a diretora do espetáculo Chica Carelli, de Dança com o coreógrafo Zebrinha, de música para teatro com o diretor musical Jarbas Bittencourt e de Memória e Identidade com a atriz e museóloga Cássia Valle nos dias 16 e 17 de setembro.Convidado especial da cidade, o encenador Marcio Meirelles reunirá os artistas da região para uma oficina voltada para diretores. No domingo às 9 horas, a finalização das oficinas acontecerá no Centro Cultural Elofilo Marques onde o grupo apresentará o espetáculo Áfricas , Sábado 17 às 20h. Todas as atividades serão gratuitas, as inscrições estão sendo feitas no mercado das Artes , onde também serão distribuídos os convites para a apresentação.

Em Maragojipe, o projeto também conta com o apoio da prefeitura da cidade através da sua Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria da Reparação Racial, alem do apoio da Petrobras que viabilizará a estrutura para a apresentação do espetáculo Áfricas no Largo da Matriz no sábado 24, às 20h, com a participação do ator Érico Brás que atualmente está residindo no Rio de Janeiro em função da gravação do seriado Tapas e Beijos .As oficinas serão nos dias 23 e 24 de Setembro, a mostra no dia 25 às 9:30h na Casa da Cultura, e as inscrições estão sendo realizadas na Secretaria da Cultura e Turismo de Maragojipe.

De acordo com a coordenadora do Bando, Chica Carelli, o projeto pretende estimular a curiosidade dos jovens para a aprendizagem da história da África, principalmente após a obrigatoriedade da matéria nos currículos escolares dos ensinos fundamental e médio, a partir da lei federal 10.639, de 2003. Iniciado em agosto de 2010, ele já atingiu mais de 1800 alunos e professores da rede pública de ensino e de instituições ligadas a cultura afrobrasileira, que tiveram acesso gratuito a apresentações do espetáculo Áfricas, debates , palestras e oficinas .

Serviço :

Ipirá

Do dia 16 ao dia 18 de Setembro

Oficinas:

dia 16 às 19h, dia 17 às 9:00h, mostra dia 18 às 9:00h

Apresentação do espetáculo Áfricas:

Sábado 17 às 20h no Centro Cultural Elofilo Marques

Convites e inscrições no mercado das Artes

Tel: 91552881 ou 91250710

Maragojipe

Do dia 23 ao dia 25 de Setembro

Oficinas:

dia 23 às 19h, dia 24 às 9:00h, mostra dia 25 às 9:30h

Apresentação do espetáculo Áfricas:

Sábado 24 às 20h no Largo da Matriz

Informações e inscrições das oficinas :

Casa da Cultura- tel: 35 26 29 68

Informações à imprensa:

Auristela Sá – Produção Bando de Teatro Olodum

(71) 3083-4607/ 9979-3192
bando2@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Pra mim está sendo um prazer enorme de fazer parte da oficina do bando, muito bommmmm o espetáculo AFRICAS, pena a população não ter visto, poucos viram, comparado ao numero de habitantes. Quero ver todos espetáculos, com fé em DEUS!

Jamileeee adorei te conhecer!!!

Abração!

Fábio Menezes

jucilene Soares disse...

Vocês tem um brilho especial e uma trasparencia ao falar de nossas origens. Parabéns a todos.