sexta-feira, 21 de maio de 2010

Glauber Rocha

Comissão julgará processo do cineasta Glauber Rocha no TVV

O elenco do Bando de Teatro Olodum participará do ato simbólico da 37ª Caravana da Anistia que será realizado no Teatro Vila Velha na quarta-feira, dia 26, às 15 horas. O evento, aberto ao público, realiza sessões de apreciação de requerimentos de anistia política. Organizado pela Comissão da Anistia do Ministério da Justiça em parceria com o  Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia, a  Caravana julgará o processo do cineasta Glauber Rocha, morto em 1981.

A escolha do Vila Velha como palco da cerimônia foi uma decisão da Comissão de Anistia, já que o Teatro foi sede da Anistia Internacional, além de ter sido a casa de artistas “glauberianos” como Mário Gusmão, Sônia dos Humildes, Carlos Petrovicht e Othon Bastos; os três últimos trabalharam em “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), um dos filmes mais emblemáticos de Glauber Rocha.

O ato simbólico trata de uma política pública de educação em Direitos Humanos, com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a memória política brasileira, em especial do período da ditadura militar. Na cerimônia também será anunciado se a família do cineasta terá direito a indenização. No julgamento, a família receberá o perdão oficial do Estado, concluindo seu processo de anistia política, cuja tramitação na Justiça dura desde 2006.

Há 10 anos, a Comissão de Anistia aprecia os pedidos de anistia política (entre 1946 e 1988) daqueles cidadãos que foram perseguidos pelo regime de exceção no país. Segundo o Ministério da Justiça, dos 66 mil processos protocolados na Comissão desde 2001, cerca de 54 mil já foram julgados.

Serviço
Quando:  26 de maio, quarta-feira
Local: Teatro Vila Velha
Horário: 15 horas
Entrada gratuita

Nenhum comentário: