quinta-feira, 10 de maio de 2012

Teatro Vila Velha sedia lançamento de livro e debate sobre negro e literatura




Διασπορά é a primeira obra de ficção do escritor Fernando Conceição


No próximo dia 14 de maio, o Teatro Vila Velha será palco para o lançamento nacional do livro Διασπορά, um romance. A obra, publicada pela Editora Casarão do Verbo, é resultado da primeira investida do jornalista e professor Fernando Conceição no campo da ficção. Produzido após ter sido contemplado com dois editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – criação literária, em 2008, e demanda espontânea, no ano passado – o livro será lançado em meio ao debate sobre a condição do negro na literatura brasileira.

O autor Fernando Conceição

Uma mesa-redonda com o tema “O Negro na Literatura Brasileira - 124 anos Pós-abolição” antecederá a sessão de autógrafos e brindará os presentes com exposições dos professores Ubiratan Castro, presidente da Fundação Pedro Calmon; Ana Célia Silva, doutora em Educação e autora de diversas obras sobre a representação social do negro no livro didático; e Florentina Silva de Souza, pesquisadora e doutora em Estudos Literários. A mesa debaterá o lugar do negro na literatura brasileira, apresentando um panorama histórico e o quadro atual do tema.

Além do debate, atores do Bando de Teatro Olodum apresentarão performances interpretando trechos do livro. A trama de Διασπορά está centrada na disputa pelo poder político na cidade de Salvador, durante as articulações que antecedem uma eleição municipal, e é perpassada pela discussão sobre as relações raciais. Na obra, o autor desvela os bastidores desta eleição fictícia, apresentando, através dos personagens, as contradições e os jogos de interesses que permeiam os cenários da disputa.


Serviço
 O quê: Noite de autógrafos e lançamento do livroΔιασπορά, um romance, do escritor e jornalistaFernando Conceição

 Quando: Segunda-feira (14/05), às 18h30;

Onde: Teatro Vila Velha, Cabaré dos Novos, Av. Sete de Setembro, s/n - Passeio Público, Campo Grande;

Realização: Editora Casarão do Verbo;

Contatos: Danila de Jesus Conceição - autor do livro -(71) 87445704/ 9103 4578/ 3011 0859



Nenhum comentário: