quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Páscoa em diferentes religiões

Evangélicos, espíritas, umbandistas, adeptos do candomblé, wiccanos e espiritualistas possuem sua forma própria de recordar o sacrifício, morte e ressurreição de Cristo.


Católicos
Com a chegada da Semana Santa, os católicos não comem carne na Sexta-Feira Santa, como ato penitencial e como forma de recordar a crucificação de Cristo na cruz. A maioria opta por se alimentar com peixe. No Sábado de Aleluia, um dia antes da Páscoa, a missa é realizada sem a celebração da Eucaristia, como também ocorre na sexta. Chegado o domingo de Páscoa, os católicos celebram a ressurreição de Cristo.



Protestantes

Para os cristãos protestantes, a comemoração não requer tanta preparação como para os católicos. Eles também realizam cultos em memória do sacrifício de Jesus. Entretanto, existe um diferencial, pois recordamos a morte e ressurreição de Cristo, mas com a esperança de seu retorno.

Espíritas

“Temos Jesus como modelo e guia, mas não comemoramos a Páscoa”, explica o presidente da Federação Espírita de Sergipe, Júlio Cesar. Segundo ele, “para os espíritas, a comemoração de datas como o Natal e a Páscoa devem ocorrer diariamente e não em épocas específicas”.


Candomblé e Umbanda

Sendo religiões de origem africana, na essência, o Candomblé e a Umbanda não comemoram a Semana Santa. “Mas em decorrência da interferência cristã nessas duas religiões, nós passamos a respeitar alguns pontos”, informa a dirigente espiritual da Casa de Caridade Navegantes de Oxalá, Angélica Valadão.
Segundo ela, muitos terreiros e centros deixam de funcionar durante a Semana Santa e reabrem no Sábado de Aleluia, quando realizam cerimônias espirituais, como forma de celebrar a Jesus Cristo, que na Umbanda e no Candomblé é o orixá Oxalá.

Wicca

Até mesmo os wiccanos realizam rituais no período da Semana Santa. Entretanto, esta não é uma realidade para todos. “Os wiccanos mais ortodoxos não realizam qualquer celebração relacionada à Páscoa”, explica a espiritualista Neuma Nogueira.
Até mesmo os wiccanos realizam rituais no período da Semana Santa. Entretanto, esta não é uma realidade para todos. “Os wiccanos mais ortodoxos não realizam qualquer celebração relacionada à Páscoa”, explica a espiritualista Neuma Nogueira.
Ela, que segue uma linha mais contemporânea, esclarece que alguns rituais de celebração voltados para a comunhão, agradecimento e comunicação com entidades são realizados, mas eles seguem um calendário diferenciado. “Festejamos o Ano Novo Celta, também chamado de Noite dos Antepassados, no dia 30 de abril, depois de uma longa preparação que se inicia com um mês de antecedência”, informa Neuma Nogueira.

fonte:www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=84455&titulo=cidade





Nenhum comentário: