quarta-feira, 21 de março de 2012

BANDO DE TEATRO OLODUM LANÇA DVD DO ESPETÁCULO “ÁFRICAS”

Bando de Teatro Olodum lança DVD do espetáculo “Áfricas”O DVD faz parte do projeto “Outras Áfricas” e pode ser adquirido gratuitamente por escolas públicas.



O Bando de Teatro Olodum lança no próximo dia 27/03, terça-feira, o DVD do espetáculo "Áfricas". Na ocasião, O DVD será distribuído gratuitamente para ser utilizado como material didático, para escolas públicas e instituições culturais, basta preencher previamente o formulário de solicitação http://ow.ly/9N0aD.
As gravações ocorreram no Teatro Vila Velha em novembro de 2011, sob a direção de Fabio Espírito Santo e colaboração do diretor de fotografia Hamilton Oliveira e da equipe de criação do espetáculo. O DVD é a conclusão do projeto "Outras Áfricas", uma realização do Bando de Teatro Olodum e do Teatro Vila Velha em convênio com o Fundo Nacional de Cultura - Ministério da Cultura, com recursos da emenda no orçamento da União proposta pelo Deputado Federal Luiz Alberto.
O projeto "Outras Áfricas" tem o objetivo de valorizar a herança africana e reconhecer a importância da cultura afro-brasileira na formação da identidade nacional. De acordo com a diretora do espetáculo, Chica Carelli, o projeto pretende estimular a curiosidade dos jovens para a aprendizagem da história da África, e auxiliar os professores no ensino da matéria que se tornou finalmente obrigatória nos currículos escolares dos ensinos fundamental e médio, a partir da lei federal 10.639, de 2003. Iniciado em agosto de 2010, ele já atingiu mais de 4000 alunos e professores da rede pública de ensino e de instituições ligadas à cultura afro-brasileira, de Salvador e do interior do estado, que tiveram acesso gratuito a apresentações do espetáculo "Áfricas", debates, palestras e oficinas.
Áfricas
Primeiro espetáculo infanto-juvenil do Bando, Áfricas, dirigido por Chica Carelli, apresenta a riqueza cultural africana, da qual o Brasil é um dos principais herdeiros, por meio de sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Neste espetáculo, as crianças e adolescentes encontram vários motivos para se orgulharem da herança africana. Descobrem que seus antepassados não foram apenas escravos e, sim, homens e mulheres nobres, guerreiros e detentores de uma vasta sabedoria ancestral.

2 comentários:

Rebecca Ferreira disse...

por favor,mande o endereço,quero muito participar da companhia de teatro!

Thuane Vitória disse...

Eu assistir este espetaculo no curuzu eu ameei, foi muito bom e eu gostaria de fazer parte companhia como eu faço ?