domingo, 7 de março de 2010

Ensaios "Respeito aos mais velhos"

Respeito aos Mais Velhos
Por Jorge Washington

Depois de um ano de pesquisas realizadas através de entrevistas, seminários, oficinas e visitas a comunidades em Salvador, Ilhéus, Feira de Santana e também do Rio de Janeiro, o Bando de Teatro Olodum inicia o processo de montagem do espetáculo teatral “Respeito aos Mais Velhos”, cuja estreia está prevista para o mês de julho deste ano. Todo o processo – que vai das pesquisas até a montagem e apresentação do espetáculo – conta com o patrocínio da Petrobras.

Além dos depoimentos das pessoas mais velhas entrevistadas durante o processo de pesquisa, os contos e lendas sobre os orixás mais velhos e os ritmos do candomblé também são utilizados como fonte de inspiração para as improvisações criadas pelo Bando.

Os ensaios estão acontecendo num clima muito especial, onde todos os elementos do espetáculo estão sendo concebidos de forma coletiva. Sob a direção de Márcio Meirelles, a montagem tem co-direção de Chica Carelli. As coreografias estão sendo desenvolvidas com a coordenação de Zebrinha e a trilha sonora já está sendo esboçada por Jarbas Bittencourt.

Há de se destacar ainda a participação dos músicos Maurício e Nine na elaboração das músicas, inspirados pelas aulas do Ogã Marcos. O Bando também está testando o figurino, que por enquanto é de cor branca.

O elenco é composto por Arlete Dias, Auristela Sá, Cássia Valle, Clésia Nogueira, Ednaldo Muniz, Elane Nascimento, Fábio Santana, Gerimias Mendes, Jamile Alves, Jorge Washington, Juceilton Dantas, Leno Sacramento, Merry Batista, Rejane Maia, Ridson Reis, Robson Mauro, S. L. Laurentino, Telma Souza e Valdinéia Soriano.



Foto: Valmyr Ferreira


Foto: Valmyr Ferreira


Foto: Valmyr Ferreira


Foto: Valmyr Ferreira

Nenhum comentário: