terça-feira, 12 de março de 2013

O TEATRO VILA VELHA LAMENTA O FALECIMENTO DA ATRIZ AURISTELA SÁ

Integrante do Bando de Teatro Olodum, a artista morreu às 4h da manhã desta terça-feira, no Hospital Jorge Valente. O enterro será no município de Alagoinhas, cidade natal de Auristela.
Auristela Gonçalves Sá Barreto, 44 anos, mais conhecida do grande público como Auristela Sá, estava em tratamento contra um câncer no pulmão, descoberto no ano passado. Inclusive, por causa do tratamento, não pôde atuar em “Dô”, última montagem do Bando de Teatro Olodum, que foi dedicado a ela.
“É lastimável. Ela era uma atriz de grande talento. Uma perda muito grande para todo teatro baiano. Ela era fundamental na estrutura organizacional do Bando, tanto como atriz quanto produtora”, diz Chica Carelli, coordenadora da companhia.
Intérprete de personagens memoráveis, ela atuou em peças como “Bença” (2010), “Áfricas” (2007), na remontagem de “Sonho de uma noite de verão” (2006), da obra de William Shakespeare, e fez muito sucesso na pele da cantora Flávia Karine, em Cabaré Rrrrraça (1997), e como a Carmem lavadeira de “Ó Pai Ó” (1992), tanto no teatro quanto no Cinema e na televisão.
“Auristela era uma luz no Bando de Teatro Olodum com sua vitalidade, sua sensualidade à flor da pele. Impagável a cena do Cabaré da Rrrrrraça em que ela dança com quatro atores o número musical O Super Negão cheia de despudor, tão apaixonada pelo palco. Essa luz se apaga e deixa um vazio enorme na companhia”, observa o jornalista e escritor Marcos Uzel, que em agosto do ano passado lançou pela Edufba o livro Guerreiras do Cabaré: a mulher negra no espetáculo do Bando de Teatro Olodum.
Emocionado, o cantor e compositor Jarbas Bittencourt se despediu da atriz em versos, numa letra de música que compôs para ela, assim diz a última estrofe e o refrão.
Onde é que deságua essa correnteza?
Onde é que essa vida ainda quer me levar?
Onde é que essa mágoa desata em beleza?
Onde houver samba hoje eu quero é sambar!
Ah, Lagoinha, vou pra lá!
Ah, Lagoinha, vou pra lá!

Nenhum comentário: