quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vilma Reis será uma das homenageadas no evento Mulheres que Fazem a Diferença

Vilma Reis será homenageada pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia, no dia 20 de abril, às 16h, na sala de Sessões dos órgãos Colegiados, na 5ª Avenida, 750, Centro Administrativo da Bahia.


A coordenadora do Projeto Encruzilhada de Direitos – Raça, Gênero e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Negras da Bahia, do CEAFRO, Vilma Reis, é uma das homenageadas pelo Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia. O evento, Mulheres que Fazem a Diferença, que acontece na próxima sexta-feira (20.04.12), às 16h, é para marca o Dia Nacional da Mulher, celebrado em 31 de abril.

Na ocasião o Ministério Público reconhecerá o mérito de mais quatro mulheres que têm se destacado nas suas diversas áreas de atuação, são elas: a ministra Eliana Calmon, a procuradora de justiça Lúcia Bastos Farias Rocha, a deputada estadual Luiza Maia, a Ebomi Nice de Oyá. Vilma Reis faz parte desse grupo de mulheres homenageadas por toda a sua trajetória de vida e luta pelos direitos das mulheres negras, mulheres e direitos humanos. Em 2012 completou 12 anos de trabalho no CEAFRO, Programa de Educação para a Igualdade Racial e de Gênero do CEAO/FFCH/UFBA e quatro anos coordenando o Projeto Encruzilhada de Direitos.

Além de socióloga, Vilma Reis, também é ativista do movimento de mulheres negras, é presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN, professora da UNEB e mestra em Ciências Sociais pela UFBA. Dos 14 aos 19 anos trabalhou como empregada doméstica. No colégio Central foi presidente do Grêmio, onde começou a sua vida política. Em 1993 ganhou uma bolsa em uma ONG de mulheres na Áustria e morou em Viena durante um ano e meio. Estudou alemão e fez um curso focado em comunicação e gênero. Em 1995 retornou para a Bahia e fez o curso de Ciências Sociais na UFBA. No final da graduação ganhou uma bolsa para fazer especialização, em uma experiência pioneira, na universidade de Howard nos Estados Unidos, que é uma universidade negra fundada em 1865.

Venha conhecer mais um pouco da história dessa mulher de garra no evento Mulheres que Fazem a Diferença e aproveitar para saber da trajetória de outras mulheres que fazem toda a diferença para que a sociedade brasileira seja mais justa.

SERVIÇO

O Quê: Vilma Reis uma das homenageadas no evento Mulheres que Fazem a Diferença do Ministério Público do Estado da Bahia

Quando: 20 de abril de 2012

Onde: Auditório Afonso Garcia Tinoco – 5ª Avenida, 750, Centro Administrativo da Bahia, Salvador

Horário: 16h

Nenhum comentário: