quinta-feira, 8 de março de 2012

O mestre do Butô e o Bando

Por Auristela Sá

O mestre do Butô, Tadashi Endo, desembarcou em Salvador, no último domingo de fevereiro para iniciar oficina com o Bando de Teatro olodum. O processo seguiu do dia 27 de fevereiro à 07 de março e contou com os diretores, Márcio Meirelles e Chica Carelli, o diretor musical, Jarbas Bitencourt e o coreógrafo, Zebrinha.

                                                              foto: Jorge Washington

Tadashi iniciou "namoro" com o Bando na sua vinda ao Vivadança, Festival Internacional de Dança o ano passado. A relação começou depois do mestre assistir ao espetáculo Cabaré da Rrrrraça e ficar impressionado com a energia dos atores. Meirelles decidiu fazer essa parceria com Tadashi, como o mestre queria trabalhar com algum grupo no Brasil, decidiu que seria o Bando. A oficina é uma etapa de um espetáculo do Bando para o segundo semestre em parceria com Tadashi Endo. O grupo recebeu o Prêmio Miriam Muiniz de Teato - FUNARTE para essa montagem e conta com a Avianca Linhas Aéreas.


Essa não é a primeira vez que o Bando agrega em seu grupo outro artista. Em sua trajetória o grupo já trabalhou em conjunto com Heiner Goebles, Hendrik Lorenzen, Vera Holtz, Monique Gardenberg, entre outros.

Para o ator Ridson Reis, trabalhar com Tadashi está sendo um grande aprendizado."Passamos a valorizar a mais as coisas que estão perto da gente. Ter um olhar mais apurado para o que está ao nosso redor. Para quem não é dançarino aprendemos a dar mais valor ao nosso jeito de se mover."

                                           foto: jorge Washington

A atriz Valdinéia Soriano também fala sobre o processo: " é um desafio trabalhar só dança sem nem saber o que é o texto. É tudo muito novo. Não temos o elenco inteiro e com a difilcudade da língua (Tadashi fala em inglês com o grupo) a atenção é redobrada. A junção do afro e o oriental que também teve suas mazelas, suas dores. tudo isso é muito forte."

                                           foto: Jorge Washington

Para o Bando não havia momento mais propício. É mais um desafio para o grupo - do que queremos dizer, da dança, ou melhor, esse novo jeito de dançar. Esse mergulhar profundo dentro de cada um de nós. Ontem foi o último dia dessa primeira etapa e o mestre afirmou que "não" falávamos a mesma língua, mas ele sentia que conhecia cada um de nós. Nos despedimos com um até breve. Tadashi Endo retorna breve para a montagem que tem estréia prevista para setembro.  

Nenhum comentário: