quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Maurice Durozier ministrará workshop baseado em Shakespeare

Maurice Durozier no Teatro Vila Velha


Ator da companhia francesa Théâtre Du Soleil estará no Teatro Vila Velha de 6 a 10 de fevereiro


As Oficinas Vila Verão, projeto realizado pelo Teatro Vila Velha desde 2007, recebe Maurice Durozier, um dos mais importantes atores do Théâtre Du Soleil (FRA), para ministrar o workshop intitulado “Com Shakespeare” de 6 a 10 de fevereiro. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 9h às 13h.

Nessa oficina, Maurice trabalhará a comédia a partir de textos de Shakespeare, em especial “A Noite de Reis”, por considerar a sua obra uma escola para o ator. De acordo com Durozier, Shakespeare é, acima de tudo, a escola do ator porque nada o predestinava ao teatro. Ele entrou nesse universo pela porta dos fundos. “Quando ele chegou a Londres vindo do campo, ele cuidava dos cavalos e das carroças dos ricos espectadores. Shakespeare era o flanelinha da época. Mas, ele era um gênio, e aprendeu muito rápido. Cinco anos depois ele já tenha a sua trupe”, conta.


A companhia
A companhia Théâtre Du Soleil foi fundada em 1964 por Ariane Mnouchkine e alguns colegas da Universidade de Sorbonne, como uma Sociedade Cooperativa Operária de Produção, ou seja, uma empresa baseada na associação voluntária de artistas e técnicos e gerida coletivamente. Em atividade ininterrupta há 43 anos, o Théâtre du Soleil é uma das últimas companhias ainda existentes na Europa a funcionar desse modo. O percurso da companhia é marcado por uma interrogação constante sobre o papel, o lugar do teatro e sua capacidade de representar a época atual.



Nenhum comentário: