quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Já é Carnaval, cidade!!!

Por Auristela Sá

Esses últimos dias encontrei uma Salvador normal.
Fim dos dias estranhos!!
Normal, entre aspas, o clima do carnaval já impera na cidade. Engarrafamentos horrorosos, finalização de decoração, entrega de abadás e outras coisitas mais...

Mesmo que a gente não queira, esse clima vai nos contagiando e ninguém sabe explicar, só nós mesmo: brasileiros, nordestinos, baianos que com todas as nossas mazelas, temos toda alegria e suingue que faz contagiar não só o continente, mas todo o Globo.

Amo carnaval por esse espírito de liberdade, de brincadeira que provoca nas pessoas. Nunca vou esquecer minha primeira lembrança do Carnaval. Na verdade, foi micareta, que são os carnavais menores no interior. Todos de mortalha, pés descalços para pular. Mais tarde em Salvador vi a praça Castro Alves lotada, o trio puxando o bloco e todos de mamãe sacode na mão. No último dia do carná, vi o encontro de trios. Imagem inesquecível!

Perguntei há alguns colegas artistas sobre o seu carnaval: Ridson, disse não saber, para logo depois dizer que vai passar uns dias na ilha, quer saí um dia nos Muquiranas (olha que graça!)e seguir Magary Lord que sai um ou dois dias sem corda. O diretor Meirelles (Márcio) fala que sua primeira lembrança é contaminada por uma foto. Ele pequenino vestido de príncipe e suas tias e mães se arrumando para o baile. Chica Carelli foi rápida lembra de Moraes cantando "Eu sou um carnaval em cada esquina, do seu coração...", afirmando que era o hit da época. Jarbas lembra que quando criança morava numa rua em que ficavam os trios Saborosa e Dodô e Osmar, e ele ficava fascinado com aqueles caminhões. Em seguida afirmou que se tornou músico por isso.
Obrigado Dodô e Osmar. Obrigado Saborosa!

Val (Valdinéia) lembra dos tios se arrumando com mortalhas e caretas (máscaras) assustando os meninos na rua para só depois descer para avenida.

Já é carnaval - os dias estranhos se foram mais ainda são dias difíceis. Vamos descer  para avenida, ou melhor, para os circuitos carregados de paz, amor e só alegria.

Preparem as purpurinas!!!!

Nenhum comentário: